pH vaginal
Certamente já ouviu falar em pH da vagina, mesmo sem saber exactamente o que isso significa. Presente em discursos médicos, artigos de revistas e até mesmo em rótulos de sabonetes íntimos, a expressão já cruzou o seu caminho. Entenda melhor o que é o pH vaginal e como ele influencia a saúde íntima feminina.
O que é o pH da Vagina
O pH (Potencial de Hidrogénio) possui teores, ácido, neutro e alcalino e actua de forma diferente em partes do corpo, inclusive na vagina. O pH de uma região íntima saudável é ácido, ou seja, menor do que 7.
Por que o pH da vagina é ácido
A acidez do pH da vagina é ácido porque, nesta condição, funciona como uma espécie de um mecanismo de defesa da região íntima, combatendo infecções, irritações e possíveis odores desagradáveis na vagina.
Como manter o equilíbrio do pH da vagina
Ginecologistas afirmam que a vagina se limpa sozinha e que não necessita de excesso de lavagem. No entanto, alguns factores externos podem alterar o pH da região, como suor, higiene inadequada ou até mesmo o uso de roupas apertadas em demasia. A melhor forma de cuidar da vagina, neste caso, é através da higienização com sabonetes íntimos com pH ácido, produzidos especialmente para não agredir a pele e as mucosas da região. Sabonetes comuns, alcalinos, neutros ou bactericidas podem desequilibrar o pH e a barreira protectora da pele e da vagina.