Celulite, prevenção
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.
O que é a celulite?
A celulite são bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele (na hipoderme), causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdómen. É caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, dando aquele aspecto de "casca de laranja". Ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação.
As "covinhas" da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.

O que pode causar a celulite?
Hereditariedade; o factor genético é importante.
Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células, mais viscoso.
Alterações hormonais. Níveis de estrogénio (hormona feminina) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormonas circulando no organismo
É importante analisar o estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.
Como Tratar a Celulite?
Uma drenagem linfática mensal vai ser uma ajuda importante na eliminação de determinadas toxinas acumuladas no organismo.
Semanalmente fazer uma esfoliação corporal (durante o duche esfregar com uma luva de sizal todas as partes do corpo de modo a retirar as impurezas e pele já descamada). Actividade física e, indispensavelmente, uma alimentação mais saudável. Através de uma alimentação equilibrada, pode prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite. Algumas dicas:
Beber muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
Incluir fibras na alimentação. As fibras reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
Evitar ingerir alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por consequência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
Evitar alimentos enlatados e processados, pois a maior parte deles contém conservantes.
Após o duche (que não deve ser com água quente, mas sim morna), passar água fria desde o abdómen até aos pés, até que as pernas fiquem realmente frias, (funciona como um vaso constrictor).
Promover uma actividade física regular.
Alimentos que Ajudam a Eliminar a Celulite
Existem alimentos que podem ser consumidos regularmente para amenizar o problema. Alguns são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.
Folhas verde-escuras: Apostar em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Estas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas actuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selénio.
Água de coco: A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.
Maçã: Quando a maçã é ingerida, forma-se um "gel" que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incomodo.
Salmão, sardinha e atum: Estes peixes são ricos em ómega 3 e em proteínas, possuíndo pouca gordura.
Abacaxi: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido.
Frutos vermelhos: Riquíssimas em vitamina C e A, combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
Chá verde: O chá verde é famoso pela sua acção antioxidante e diurética, sendo um óptimo aliado no controlo da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.
Os 4 Magníficos: Sempre que possível juntar à sopa (já com o prato da mesma, pronto para ser ingerida) estes 4 condimentos, propostos neste mesmo site. Os 4 em conjunto, funcionam como: anti oxidantes, anti inflamatórios, anti bacterianos, anti víricos e anti fúngicos.