Artérias
Artéria Aorta: a mais importante do corpo humano
Introdução
Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigénio para todo o corpo. Isto dá-se através do sistema circulatório.
Conhecendo as artérias
As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigénio e nutrientes a todas as células.
A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.
Essa variação que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua actividade é vital, pois é ela que indica se há ou não actividade cardíaca.
Quanto à sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma:
Artérias pulmonares - conduzem o sangue sem oxigénio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.
Artérias sistémicas - conduzem o sangue em direcção às arteríolas e, finalmente, aos capilares, para que então, através destes, que são os mais finos de todos os vasos sanguíneos, ocorram as trocas vitais para o funcionamento do organismo.
Artéria aorta - possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão directamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias.
Arteríolas - ajudam no controle da pressão sanguínea e são as responsáveis por conduzir o sangue aos capilares, onde ocorrem todas as trocas necessárias ao equilíbrio orgânico.
Fonte: Toda Biologia.com